(33) 3423-1254 saaesab@yahoo.com.br
Histórico

História do Saneamento

Desde milênios antes de Cristo, quando o homem começou a viver em aglomerações, e surgiram as primeiras cidades, o abastecimento de água de boa qualidade já era preocupação para uma vida saudável. Inicialmente com a coleta direta das fontes e logo após com os aquedutos, primeira forma de distribuição de água.

No Brasil, durante o período colonial, as soluções para esse problema eram individuais e em alguns casos resumia-se à simples colocação de chafarizes nas cidades.

Em Sabinópolis não foi diferente. O abastecimento de água era de responsabilidade da Prefeitura Municipal, sendo nesse período, construída pelo DENERU uma ETA – Estação de Tratamento de Água, onde até então, fornecia para população apenas água bruta. Através da Lei nº 804 de 30 de Julho de 1979, o Prefeito Municipal Cléber de Pinho Tavares criou o SAAE, sendo administrado pela FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, visando prover a comunidade de Sabinópolis de meios para desenvolver seu saneamento, caracterizando-se como entidade sem fins lucrativos, tendo a arrecadação como única fonte de recursos, os quais aplicados unicamente dentro do próprio município.

Já com a existência da ETA, passou-se nesse momento a disponibilizar para a população água potável e de qualidade, sendo implantado também redes de esgoto sanitário em manilha cerâmica de Ø 150mm para coleta de esgoto das residências.

No ano de 2000 a FUNASA descentralizou o SAAE, passando sua administração para responsabilidade do Município.

© 2019 Saae Sabinópolis . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.